E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Um típico dia de Hamburgo - 3/5/2010

A gente não pode elogiar!  Ontem uma delícia de dia por aqui (em Amsterdã estava 9C e chovendo), e hoje um tempinho bem queca.  Chovendo e 10C.  Mas somos fortes, bravos, filhos do norte...portanto, lá vamos nós tomar chuva e pegar vento.

Enquanto a Carolina tinha sua aula no centro da cidade, fui caminhar por lá, rever alguns lugares, ver vitrine, tomar um café no Balzac (http://www.balzaccoffee.com/shop/index.php) (eles fazem frente ao Starbuck's e o pessal daqui prefere. É quase igual (produtos, sistema de trabalho, layout, etc.), mas o café latte é muito melhor. Ainda não experimentei outros produtos. Vou tentar).  A Carolina já meu deu uma localizada, então agora posso me locomover sozinha.  Almoçamos no Hofbräu daqui (tem em Munique).  Gente, eu não me lembrava, mas os pratos são imensos.  Vejam as fotos no link abaixo.  Da canecona de chope tomei 1/3 se tanto, e do wienerschinitzel ficou metade.  Mas tudo muito gostoso, e com preço razoável (com serviço $20 - mas dava para duas pessoas com certeza).

O tempo melhorou após 12h, então caminhamos bastante (almoçamos tarde, terminando lá pelas 14h), compras (marzipã de Lübeck-aliás, neste exato momento estou degustando sabores diversos. Uma delícia!-, muito choco, produtos de beleza, meus amados lenços de papel, e mais umas cositas legais).

O metrô daqui é ótimo, preciso nos segundos.  A passagem para andar o dia todo em metrô + ônibus custa $ 5.Em termos de transporte é tudo muito avançado: quem trabalha tem um passe pela empresa para circular nos finais de semana com mais um adulto e até três crianças.  Quem usa o metrô em horários fora do rush, também pode comprar um passe que permite circulação nesses horários pagando mais barato.  Agora o máximo é o que estão fazendo para animar o pessoal a andar ainda mais de bicicleta.  Vejam no link uma foto em que aparecem umas bicicletas vermelhas, novinhas.  A prefeitura disponibilizou várias em todas as estações de metrô.  Você se cadastra e pode usá-las quando quiser.  A primeira meia hora é gratuita, depois as taxas vão correndo, mas é muito barato. Tudo fica vinculado ao cartão de crédito.  Ou seja, se usar por um tempo em que o pagamento é devido, debitam o cartão.  Tem-se de pagar uma espécie de taxa anual ($5), mas se não utilizar o sistema devolvem o valor ao final do ano.  Todo esse controle da municipalidade (crédito/débito) já me parece incrível. Agora o mais incrível é a devolução das bicicletas em perfeito estado.  Disseram-me que o fato de o uso+devolução estar vinculado ao cartão de crédito coibe roubos ou danos.Pode ser, mas o fato é que a civilidade desta gente é impressionante, então mesmo que não houvesse isso, talvez, a coisa funcionasse muito bem também. Sei lá.

http://picasaweb.google.com/miriamkeller/Hamburgo03052010#

Segundo previsões, amanhã o tempo melhora muito (sol e uns 12C), então vou a outra cidade para conhecer.

nota- falei há pouco com minha querida amiga Elê, que está lá em Hong Kong.  Pelo jeito ela está deixando os chinesinhos de olhos arregalados com o domínio do idioma local! Na volta, vamos ter muito história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário