E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

domingo, 2 de maio de 2010

Segundo ato: a viagem - 1+2/5/2010 - parte II

Entãããooo, pensando que ter passado pela PF sem maiores problemas tinha sido meu grande achievement do dia, lá fui eu para meu embarque. O voo estava lotadíssimo! Mas a KLM é organizada, o pessoal de bordo é ótimo, os aviões são mais confortáveis que a grande maioria, portanto grandes perspectivas para o voo.

Chegando ao meu lugar, havia um homem colocando sua mala no bagageiro. Ajudou-me. Era meu vizinho da janela. Haveria mais alguém no meio e eu ficaria no corredor (sempre prefiro: posso sair, levantar a qualquer hora, posso esticar as pernas).  Dali a uns minutos chega uma moça de uns 30 anos para ocupar o lugar do meio. Achei até que fosse acompanhante do passageiro da janela, mas não era.

O avião levanta voo e oferecem bebidas.  A moça pede um vinho tinto.  Preciso esclarecer que, quando ela se aproximou para ocupar o lugar, senti um cheiro fortíssimo de álcool, o de bebida mesmo. Sabe quando alguém bebeu bem ou estava em um ambiente impregnado de álcool e fica com aquele cheiro acre? Isso aí.

Bem, lá veio o vinho tinto.  O homem da janela puxa conversa, a moça é checa, trabalha com algo relativo a turismo (não entendi bem o quê), viaja muito, fala um ótimo inglês, um espanhol básico e é bem articulada.  Estava indo a Praga para visitar os pais.  O "viaja muito"  quer dizer que ela fica um tempo em cada país.  Aparentemente o trabalho tem suas vantagens (viajar, conhecer gente, culturas diferentes) mas não paga bem. No meio da conversa com o vizinho diz que os pais a ajudam com dinheiro, além de entusiasmo.

Conversaram durante aproximadamente quase hora e meia. Eu lá lendo minha revista, vendo meu filme, não querendo muita conversa. Acho que o tal cheiro de álcool tirou minha vontade de travar conhecimento.

Enfim...lá vem o jantar e outro vinho tinto. O homem pede uma cerveja (eu só na água, táááá?).  Vem o café e um licor.  Dali a uns 30 minutos outro vinho tinto.

Gente, as companhias aéreas até alertam as pessoas de que elas não devem beber muito álcool ou café durante os voos pois os estimulantes são potencializados.  Mas o pessoal não pensa...

Bom, depois disso, de uma ou outra frase que troquei com o vizinho da janela, e mais vinho tinto para a moça,ela pede licença pois quer ir ao banheiro.  Mal consegue de manter de pé.  Aliás, diante do que ela bebeu,e considerando que jantou (vegetariana, pode??), meu medo é que ela vomitasse em mim. Verdade!

Bom, a moça vai à cabine dos comissários, vai para trás, vem para a frente, e se.senta.  Na verdade ficou ausente do lugar bem uns 30 minutos.  Dali a pouco vem a chefe das comissárias pedir desculpas,dizendo que a pessoa que a atendeu não entendeu o pedido e pediu que ela aguardasse. E outra garrafa de vinho tinto!

Bem, aí já eram umas 23h (hora SP).  Eu escolhi um desenho (Tá chovendo hamburguer) que não havia visto no cinema, enquanto a conversa de meus vizinhos continuava. Dava para perceber que a moça era informada. Mas teve uma hora hilária: estavam falando de miséiras  humanas e ela começou a chorar, ou choramingar.  Pelo tema e pelo álcool, seguramente.  E o homem da janela ficou com um olhar estatelado, sem saber o que fazer. Tive que dar "pause" no filme e ir ao banheiro. Não dava para aguentar.

Voltei, continuei com o filme, a conversa morreu, os dois dormiram.  A moça dormiu com  a garrafa de vinho tinto e o copo numa das mãos e com o controle da tv na outra.   Eu dormi bem mais tarde. Dormia umas duas hroas, acordava, dormia, e assim foi, mas deu para descansar bem, mas meus vizinhos dormiram a sono solto por umas 6 ou 7 horas seguidas. Ah, sim, enquanto eu estava vendo a animação, já quase no final, uma cabeça cai no meu colo.  Sim, a cabeça de minha vizinha borracha.  Tive de cutucá-la, ela se ergueu, acomodou-se  na poltrona,mas acho que nem chegou a despertar.  Também durante a noite ficava se virando e foi um tal de cotovelada, chutes, um horror!

Vale de novo o registro sobre o pessoal da KLM. Como dormi em períodos, coincidiu de, em todas as vezes em que estava acordada, ver as comissárias servindo água, suco de laranja, ou refrigerante, e até sorvete. Foram várias rodadas. Ou seja, não precisava pedir, elas faziam isso (isso também aconteceu nos voos da viagem anterior - http://miriammaio2008.blog.terra.com.br/), metódica e diligentemente.  Bacana, pois a gente fica hidratado o tempo todo, refresca, não fica com fome.

Bem, lá pelas 6h local fui à toalete.  A moça só despertou bem depois, justamente quando estava passando a comissária com água e sucos, pré bandejas de café da manhã, e adivinhem o que minha vizinha pediu? Vinho branco.A comissária, que era a mesma que pediu desculpas a ela na noite anterior, disse cortesmente que era o café da manhã e não serviam álcool.   Depois veio o café propriamente, e o que ela pede à comissária (outra)? Vinho tinto! Resposta: infelizmente acabou tudo ontem, todo mundo quis vinho tinto - tudo dito com sorriso simpaticíssimo.  Você acredita?

Ah, sim, antes disso, estou eu lá, já acordada,apenas de olhos fechados e sinto algo passar acima de mim. A moça pôs-se de pé, e apoiando-se nos braços de minha poltrona passou acima de mim para atingir o corredor. É molde?  E se ela se desequilibra, ou o avião entra em turbulência? Eu levaria o pé dela pela barriga, virilha, ou o que for, podendo me machucar.  Haja, viu!!!

Estamos quase chegando, em processo de aterrissagem e sinto algo próximo ao meu pé direito. O quê? Uma garrafinha de vinho tinto, seguramente aquela com  a qual ela adormeceu em uma das mãos (vejam acima).  Tive de segurá-la com o pé, pois não dava para desatar cinto, abaixar-me e aquele negócio poderia voar dependendo do impacto do pouso. Francamente!

Chegamos, o ocupante da janela me ajudou a descer a sacola do maleiro. Despedi-me dele.  Aí ele disse à moça que tinha sido um prazer conhecê-la,e que iria a Praga de pudesse (trocaram telefones na noite anteior, um oferecendo-se ao outro para mostrar suas respectivas cidades -Belém e Praga).  Vejam que a moça conversou quase 90 minutos com o homem, ele sempre muito simpático e educado, ela visivelmente alterada pelo álcool.  À frase do homem ela disse: Ok! E nem olhou na cara do pobrezinho: sei não, acho que ela ou ficou envergonhada pelo pileque ou porque não sabia (lembrava) o que tinha dito/feito. Sei lá...

Enfim, foi a vizinha de viagem mais exdrúxula que já tive nas várias viagens que fiz pela vida.

E para terminar o momento avião/aeroporto, quando já tinha saído do avião e estava caminhando pelo finger para ir para minha conexão, deparei-me com uma holandesa de quase dois metros, loiríssima, com um pastor alemão cheirando todo mundo.  A moça que estava na minha frente chamou a atenção do cão que foi para cima dela. A segurança holandesa pediu que ela parasse, e claro que toda a filha também parou, o cão cheirou de novo e confirmou que havia algo ali.  A segurança perguntou o que a moça tinha nas bagagens de mão e para onde ia (Barcelona).  Imediatamente apareceu outro segurança, do mesmo tamanho mas sem cachorro, que pediu que a passageira o acompanhasse. A moça parecia tranquila, mas disse que a irmã e mãe estavam com ela um pouco mais atrás. Não teve perhaps: they will join you later.  Vou levá-la para nossa sala.  Bom, vocês podem estar se perguntando SPaulo/Amsterdã/Barcelona?  Pois é, meio complicado, mas seguramente uma forma mais barata de chegar a Barcelona.  Grande possibilidade! Mas há outras, evidente.  Não sou entendida em traficantes, mas me pareceu que a moça estava bem tranquila e sem culpa no cartório.

E, claarooo,como eu era a seguinte (e a Interpol já devia ter informado sobre a minha tesourinha...) lá veio o cachorro para cima de mim.  Mas, felizmente, eu não era o tipo dele e ele me desprezou. Fui liberada e pude seguir viagem.

3 comentários:

  1. ah... estou acompanhando... quero ver fotos... hein. bjs. have a good time. Ro

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha achou uma mais alcólatra que a Elê e eu!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que aventura! Esquece aquela minha ideia de alugar um balão para sobrevoar o vulcão inominável. Sua viagem já está tendo aventura demais! Hahaha! Bjs

    ResponderExcluir