E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Stade, linda! - 4/5/2010

Hoje foi dia de visitar Stade(http://pt.wikipedia.org/wiki/Stade_(distrito) / http://en.wikipedia.org/wiki/Stade).  O dia amanheceu assim, assim, mas depois abriu. Céu azul,vento, frio, depois calorzinho gostoso (são mais de 20h e o céu está azul, azul, ensolarado).

Deem uma olhada nos links acima para ver um pouco da história da cidade. Ela é milenar, e antes de Hamburgo era a estrela da Liga Hanseática.  Muito interessante.

O transporte por aqui é muito, muito fácil.  Peguei o trem que normalmente pego para ir ao centro num determinado horário, e nesse horário ele vai até Stade = 90 minutos daqui (Hamburgo) onde estou.  O bilhete custa $14,50 mas se pode usar o dia todo, em trem, metrô, ônibus, em qualquer parte dentro do perímetro incluído no preço.  Os valores dos bilhetes são escalonados conforme a distância do destino.  Stade custa mais caro por isso.  Os bilhetes são comprados nas máquinas, que "falam" alemão, inglês, francês e mais algumas línguas. Elas aceitam até Euro 20 e dão o troco certinho.

Os trens daqui (Ubahn eu não peguei ainda = metrô) são silenciosos, macios, confortáveis (as poltronas não são fofas, são durinhas, ergonômicas, feito Dr. Coluna; assim, mesmo após horas a gente se sente superbem), limpos, rápidos.  Se eu não tivesse o que fazer, ficaria andando de trem pra lá e pra cá o dia todo...O balanço relaaaxaaa. Também são precisos no horário.  Se é 11h08 é 11h08, nem mais nem menos.

E lá fui eu para Stade.  No link abaixo estão as fotos da cidade. Cheia de história, edifícios lindos, um labirinto de vielas deliciosas.  Comércio muito bom, restaurantes, cafés de monte.  Há muitos alemães visitando a cidade.  Hoje estava relativamente vazia, mas imagino que sábado e domingo aquilo lote. É bem fácil de andar, não tem subidas/descidas, é muito arborizada.  Simpatiquésima!  Eu voltaria lá se a ocasião se apresentasse.

Acabei "almoçando" no Stader Tee Cafe (http://www.stader-tee-cafe.de/) -deem um look no link.  Uma delícia!  Comi uma flannkuchen - um tipo de pizza macia, com massa superfina e cobertura de queijo, cebola e presunto - deliciosa. Só um pedacinho!! Depois experimentei dois doces: um de maçã com chantilly muito levinho e outro de baunilha (bolo recheado) levíssimo também.  Tudo acompanhado por um delicioso cafe latte.  E como eles fazem cafes latte bons por aqui.  Já tomei três (Balzac, Thybo e agora no Stader).

Como mencionei no blog da viagem de 2008, o que me impressiona (sempre!!) é a produtividade desta gente: uma senhorinha,de bem mais de 60 seguramente, muito simpática, elegante, pega o pedido, prepara os chás, cafés, serve os doces, vende os produtos da casa. SOZINHA!!!! E não se enrola, ninguém fica esperando horas, sempre atenta e solicita.  Tenho certeza de que vou me lembrar muito dela quando for tomar meu café em SP, e.g., na Kopenhagen, no Viena Express, no Havana, com aquela multidão de funcionários que erram, demoram, destratam, não têm o mínimo de atenção, dão trombadas.  Fato acabado:jamais chegaremos lá.  O caso do Stader se multiplica por todos os lados, cidades, por onde passei em 2008, e em outros países (Holanda).  E tiro a prova agora, dois anos depois.

Há vários museus, pequenos, em Stade, mas não visitei.  Dei uma olhada no que estavam apresentando e preferi caminhar mais pela cidade.

Muitos turistas alugam bicicletas e se locomovem assim. Tudo muito fácil, seguro.

Acho que as fotos podem dar uma ideia da graça, beleza, história, arquitetura, conservação da cidade.

Em Stade estão gigantes como a Airbus e a Dow.

A volta foi tão tranquila quanto a ida.d

Agora, no final do dia, fui dar um passeio perto da casa em que estou hospedada. Há um parque bem bonito a uns 5 minutos daqui, a pé.  Tirei foto de uns trailers, trolleys que há por perto, na rua em frente daqui.  Notei que, no caminho para Stade, há muitos espaços tipo "camping", com trailers ou casinhas de madeira. Estranhei as casinhas de madeira porque são tão caprichosos por aqui, e as casinhas pareciam mais depósitos, meio improvisadas.  Depois soube que é isso mesmo: como as pessoas não têm quintal (jardim todo mundo tem, até nos prédios de apartamentos), eles compram/arrendam terrenos na cidade (distante do centro) ou à beira das estradas. Ali não há, nem haverá, água ou luz, paga-se um imposto bem baixo, e a condição é não morar, mas usar apenas para lazer, em finais de semana, plantar.  Veem-se vários canteiros plantados, muitas pessoas trabalhando a terra. É muito interessante.  Tem até trailer para transportar cavalo, vi também uns dois ou três num tipo de curral.

Depois vou tentar tirar foto de uma rua próxima daqui em que há uma fila de trailers e casinhas de madeira.

http://picasaweb.google.com/miriamkeller/StadeEHamburgo452010?feat=directlink

2 comentários:

  1. É Miriam, que lindo, naõ? Tentei fazer comentários em suas fotos, mas naõ consegui. É tudo mesmo muito simples, mas muito especial. Tenho uma sugestão. Saindo da casa da Lo, virando a direita vc vai entrar nos quintais que vc vê do trem. Não siga a rua. Vire a esquerda que vc vai encontrar as ruelas. Vc vai aaaaaamar.
    Outra coisa, dê uma olhada nos filminhos. Acho que vc ta virando a máquina muito rapidamente. Faça isso mais lentamente, como em Amsterdâ. Quero ver tuuuuudinho. Apesar do frio ( sabe, né? Parece que tava calor dias antes. Não quero dizer nada. Cala-te boca!)desejo bons dias como hoje.Um beijo. Eu. ( nao sei que coisa é essa de selecionar o perfil).

    ResponderExcluir
  2. Oh coisa dificil. Assim eh dificil as pessoas comentarem. Tem que ter uma conta. Por sorte eu tinha uma conta velha.

    ResponderExcluir