E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

domingo, 9 de maio de 2010

Amsterdã é assim...


Até eu já incorporei o bordão: Amsterdã é assim!  Você está em Amsterdã!  Em Amsterdã tudo pode acontecer...e por aí vai.

Retrocedendo um pouco: a sujeira toda pela cidade é por conta de greve de lixeiros.  Além da turistada, do tal Giro d'Italia,é final de semana, o que contribui mais ainda para o emporcalhamento da cidade.  Vejam foto no link.  Um horror!

Mas você pensa que o morador local faz careta, torce o nariz? Naadaaa, passa como se não fosse nada demais, e joga mais lixo.  Não vi um cristo com uma vassourinha ou pazinha, pelo menos para recolher a sujeira na porta de casa, na porta do seu negócio. Nadaaa...imagine se isso acontece na Alemanha. Jamais!!! Mas, mesmo com esta bandalheira, ainda assim Amsterdã mora no meu coração.

Hoje peguei o tour gratuito (igual ao que fiz em Hamburgo em 6/5).  Foram 3 horas, com uma microparada de 10 minutos.  Andamos aproximadamente 4 km. O guia hoje era o Mason, um neozelandês que ganha a vida com esses tours.  Muito divertido, inglês bem claro, mas falando numa velocidade alucinante (como a Kim de Hamburgo), para poder passar todas as informações. Parece-me que a condição para esses rapazes e moças fazerem isso é ter boa memória, aliás ótima, pois dizem o texto muito bem (passei por outro grupo quando terminamos - o nosso saiu antes para tour, por isso terminou antes), têm de dizer as piadas naturalmente, têm de ser simpáticos, etc. etc. Não é fácil, não.

Mas antes visitei Mme. Tussaud's (http://www.madametussauds.com/Amsterdam/en/Default.aspx).   Oooh, coisinha meio sem graça. E Euros 21!!! Entrando, tiram uma foto da gente com o Obama. Até aí tudo bem. Ao sair a foto está lá para ser levada por Euros 9!  Nem morta!! O museu conta a história de Amsterdã com bonecos, gravações. Enquanto eu ia passando pelo tempo de horror da história (cadafalsos, cadáveres, sangue, etc.), um gajo (ator) tentou (tentou, tááá?) me assustar:primeiramente aparecendo ao lado de um prisioneiro numa cela; depois, não satisfeito, literalmente pulou aos gritos na minha frente. É brinca?  Sei não, acho que ele ficou meio deprimido, afinal nem um gritinho eu dei...Aliás há um aviso para não tocar nos atores que aparecerem durante a visita. Na verdade, o mais interessante foi a explicação que um rapaz deu de como tudo é feito.

Cada boneco custa Euros 150m, são necessários de 3 a 4 meses para fazê-los e cada um é feito por umas 20 pessoas. Além disso, contou curiosidades sobre as roupas dos bonecos, como tiram medidas, moldes de dentes, como é o processo de montagem do boneco, pintura, etc. As frescuras de algumas celebridades Tudo demonstrado muito pedagogicamente. Muito legal mesmo. São vários andares, servidos por elevadores.

E chegou a hora do free tour.

O tour daqui é bem diferente do de Hamburgo, afinal aqui é uma cidade turística essencialmente. Deu-me a impressão de que, diferente da outra cidade, em que têm uma parceria forte com a Starbucks, aqui isso não existe. Aliás, não vi nenhuma Starbucks por aqui, mas sei que tem.

Formaram-se dois grupo de 30 e 40 pessoas para inglês, e um de umas 30 pessoas de espanhol.  No meu grupo havia vários australianos, uma americana, dois brasileiros, um neozelandês, ingleses, gente de outras nacionalidades que não identifiquei, mas nenhum alemão.

Percebi que várias pessoas vão ficando pelo caminho. Os motivos: (a) havia dois brasileiros no grupo e eles não conseguiam acompanhar o inglês. O entendimento, portanto, é um dos motivos; (b) as pessoas cansam  - tem de andar bastante; (c) como 80% é de jovens entre 20 e 25 anos, muitos perdem o interesse pelo aspecto cultural do tour - aliás, fiquei surpresa com algumas coisas que alguns desconheciam; (d) tem gente que não quer por a mão no bolso, então se desliga do tour antes de dar a "tip" para o guia. O tour de hoje foi tão bom quanto o de Hamburgo. Montes de informações interessantes, além de chamar atenção do meu olhar para coisas que não tinha notado em 2008.  O guia foi muito divertido o tempo todo. Valeu a gorjeta.  Tantas informações interessantes! E passear pela cidade de uma forma organizada é muito legal! Tem muita coisa para ver.

Têm um passeio pelo Redlight District. Vamos ver se me animo a fazer. Não que seja a minha, mas parece que há informações interessantes.Hoje por exemplo, só tinha uma moça se oferecendo, mas ficamos sabendo que:

  • a prostituta mais nova tem 18 e a mais antiga 83;
  • as moças alugam as vitrinas por Euros 50 a 100 por 8 horas, e faturam Euros 50 por 15 minutos. Nesses 15 minutos estão incluídos o freguês tirar e por a roupa (dele), banho, então sobra uns  10 minutos.  E se houver pedidos especiais, tudo é cobrado a parte. Ou seja, um bom negócio para as meninas;
  • não se pode tirar fotos de jeito nenhum, ou elas saem peladas mesmo correndo atrás do fotógrafo e chegam a destruir câmeras.


Bem, rodamos desde o Domo até o sul de Amsterdã. Muita, muita gente a partir de umas 13h (o tour começou às 11h30 - era para começar às 11h15, mas estamos em Amsterdã, oras!)

Deu para fortalecer a ideia do empreendedorismo, do pragmatismo da gente daqui. Foram potência por dois séculos pelo menos, até que os ingleses passaram à frente.  E não há dúvida, eles são mesmo é business men.  Pagou, tem possibilidade de lucro, é com eles mesmo. Tal como Hamburgo, é uma cidade aberta a todos, desde que venham para trabalhar, para ganhar dinheiro, para agregar.

Depois do supertour, fiz umas compras (encomendas) e fui comer algo. Como estava cansada e amanhã tem tour para ver as flores, preferi ir para perto do hotel. Comi num"argentino". Bonzinho.  Aqui a comida é bem mais cara do que em Hamburgo e bem menos generosa. Cidade turística é assim, né? Aproveitei para ver uma feirinha que se instala aos domingos na frente do hotel. Tinha umas pinturas bem bonitas, mas tudo muito caro a meu ver.

Ah, aqui pedem toda hora para a gente ter cuidado com os batedores de carteira (pickpocket).  Parece que a turma é da pesada por aqui.

Vejam as fotos no link:
http://picasaweb.google.com/miriamkeller/Amsterda08052010?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário