E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hamburgo, quem te conhece te compra - 5/5/2010


Da outra vez que estive em Hamburgo, fiquei uns 3 dias, se não me engano, e fiz o que normalmente os turistas fazem: passeio pelo Elba, Planten un blomen, Hofbräu, Rathaus.  Desta vez, como vim com mais tempo e querendo descansar, tenho andado mais pela cidade, olhado para as pessoas, feito o que não fiz da outra vez.

Hoje foi dia do passeio de barco pelo Alster (lago lindo bem no meio da cidade).  O dia estava/está lindo, céu azul, sol, calor e vento.  Está muito bom! O passeio pelo lago (link de fotos abaixo) valeu muito para ver uma Hamburgo diferente.  Eu sabia ou sentia que Hamburgo era uma cidade diferente (lembrem-se que visitei perto de uma dezena de cidades alemãs em 2008), mas não sabia bem por quê.  Sabia de sua importância histórica e comercial, mas hoje, com o passeio, soube que é a terceira cidade do mundo em número de consulados estrangeiros (só perde para NY e Xangai); os EUA puseram um consulado aqui 40 anos após a Independência; há mesquitas, sinagogas, igrejas: Hamburgo orgulha-se de ser uma cidade que recebe todos de todos os lugares e de todas as crenças; é a cidade mais rica da Alemanha; tem localização privilegiada, e por aí vai.  Ah, e é a cidade mais britânica da Europa fora da Inglaterra (houve grande influência daquele país por aqui).  Como disse minha prima: tudo simples, mas muito especial.

Vi as casas à beira do lago: fantásticas! O metro quadrado aqui não é tão absurdo (Euro 1.300/m2), no entanto, os imóveis à beira do Alster alcançam valores astronômicos. Um apartamento muito especial (de grife) foi vendido por $ 2.700.000,00.  Uma grana!

Hamburgo é a Veneza alemã. Há um passeio pelos canais que, se o tempo ajudar, vou tentar fazer. E como se aproveita o solzinho por aqui: todo mundo nas áreas externas, todo mundo nos parques (maravilhosos!) à beira do lago, tentando aproveitar ao máximo o tempo bom!

Depois foi hora de comer o típtio spätzle (http://pt.wikipedia.org/wiki/Spätzle).  Bem gostoso, um macarrão diferente, leve, que veio com molho branco, queijo e cebola triturada e tostada por cima.  Muito saboroso. E aqui tudo vem acompanhado de uma saladinha.  Os pratos são muito generosos; não consegui comer metade!  O preço foi bem camarada: entrada de camarão com aspargos (dividimos), 2 x spätzle com saladinhas, 2 cocas e o serviço = $20/cada.  E num lugar lindo na Colonnaden (Franziskaner / http://www.restaurant-franziskaner.de/).

Aí fomos atrás de uma loja que Carolina queria me mostrar. Mas antes, passagem pelo Petit Café, famoso, de fazer fila, por suas tortas de maçã ou frutas vermelhas.  Só servem isso e café, cafe latte (ótimo!), chá.  A torta é imensa! (a foto no link abaixo é de um pedaço que dividimos).  O lugar é uma graça (só duas pessoas trabalhando...), e fica em Eppendorf, um bairro bacana demais!  Com lindos restaurantes, cafés, passeios públicos, prédios recuperados charmosíssimos.  Ou seja, clima do melhor que se pode ter ou querer em qualquer lugar.  Até um jardinzinho no meio de vários prédios a gente descobriu sem querer.  Um sonho!

E, de novo, trem para cima e para baixo, com a maior tranquilidade.  Não dá para não se acostumar com isto aqui.

Amanhã é dia de tentar um passeio a pé gratuito que fazem por aqui, talvez o passeio de canais e...tchan, tchan, tchan, um cineminha (depois explico). Ah, e terminar as compras/encomendas.  Das Gott mir helfen!!

http://picasaweb.google.com/miriamkeller/Hamburgo05052010?feat=directlink

2 comentários:

  1. Miriam, tendo em vista seus comentários do dia de hoje, tô confusa. Acho que perdi algo e nao entendi o título "quem te conhece que te compre". Corri a ler para ver o que tinha sido mau. Aqui ele é pejoratico e aí?
    Ah, a propósito, to ficando maluca pra conseguir comentar suas impressões. Por exemplo, li e escrevi rapidinho, mas to a quase meia hora tentando me identificar, mas parece que ele vai me identificar como Fernanda. Da primeira, foi dificil, mas consegui. Dessa vez, minha filha me perdoe, mas acho que vai com o nome dela. Lá vai.

    ResponderExcluir
  2. Pronto, acho que o título ficou melhor, diz o que eu queria.bj.

    ResponderExcluir