E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Hamburg, Hamburg...como cantaria Frank Sinatra (NY, NY...)


Hamburgo é tão especial, que deveria ter uma música mundialmente famosa, tipo NYNY,na voz de alguém como F.Sinatra.  Então faz de conta...Hamburg, Hamburg, I want to wake up in a city, that never sleeps, and find I'm a number one top of the list, king of the hill, a number one...

Vou dividir o dia em dois posts, senão vou me perder. Afinal foi pé na estrada das 10h30 às 19h30.

Primeiramente, participei de um tour free  - Sandemans New Hamburg.  É um pessoal que tem de ter inglês nativo ou similar, que leva no minimo 5 pessoas pela cidade, contando história, folclore, anedotas. O grupo começou com uma pessoa de Yale (Chris Sandeman).  Há esse tipo de atividade em várias capitais do mundo (inclusive em Amsterdã, onde vou tentar pegar o tour).  Não há obrigatoriedade de pagamento. No final as pessoas dão o que quiserem/acharem que o passeio valeu.  No meu caso, peguei uma inglesa (Kim), que vocês poderão ver em algumas fotos/vídeos do link abaixo.   Ela foi simpaticíssima o tempo todo, animada (mesmo com o frio e vento que enfrentamos hoje), deu-nos informações de monte, de todos os níveis (históricas, anedóticas).  Aprendi muito com ela sobre a história da cidade, os negócios, seus habitantes, ocorrências (grande incêndio que devastou 1/4 do sul da cidade no século XIX), e por aí vai. Foi um passei de 3 horas.Paramos 10 minutos para café e banheiro.   O grupo tinha umas 10 pessoas: dois canadenses, um argentino, uma chinesa (Hong Kong), uma americanada, um alemão, eu, etc.

Apesar do frio e vento cortante, foi um tour excelente.  Revi St. Nicolai, só que desta vez com direito a um concerto de sinos; o porto, com seus novos prédios - modernésimos; alguns prédios por que tinha passado mas não sabia dos detalhes. E tome história. Hamburgo é milenar, e foi (ainda é) importantíssima pelo empreendedorismo de seus habitantes, homens de negócio, religiosos.

Os prédios construídos pelas companhias de navegação são fabulosos. O tamanho, os detalhes, o arrojo arquitetônico encantam. E estão todos lá, bem conservados.  A cidade sofreu um grande incêndio, foi bombardeada pesadamente, mas conseguiu se reerguer, reconstruir mesmo. Há sinais, ou melhor, marcos dos desastres, mas apenas como lembrete.  Tudo foi refeito, recuperado. Tudo é limpo, bonito, bem mantido.  Caminhando pela cidade, notam-se muitas equipes de manutenção; a parte nova (fotos no link) é um canteiro de obras gigantesco.  Tudo para tornar a cidade mais atrativa para investidores e visitantes/turistas.

Tomara um dia eu possa voltar por aqui.

http://picasaweb.google.com/miriamkeller/Hamburgo06052010?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário