E lá vamos nós...

Vai ser um prazer ter você comigo! Que meus textos divirtam, informem, e me deixem mais perto de você! Bjs.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Que venham as flores!


Bem, o dia amanheceu feioso, mas sem chuva. As previsões eram de sol, com temperaturas baixas.  Acertaram uns 20%, porque lá pelas 12h abriu um solzinho, pelo menos onde eu estava, que durou uma hora se tanto.  Depois fechou de novo, ficou preto, mas não choveu. No entanto, a temperatura despencou.

Mesmo assim, o dia foi ótimo, pois visitei o Keukenhof (http://www.keukenhof.nl/index/en/), um parque de flores a uma hora de Amsterdã, de onde saem aquelas fotos bacanas de flores (tulipas, narcisos, lírios).

No link estão fotos e filminhos de lá (http://picasaweb.google.com/miriamkeller/HaarlemKeukenhof10052010?feat=directlink).

Apesar de já ter visto tantas fotos por aí do lugar, estar lá é indescritível.  A gente não sabe para onde olhar de tantas coisas lindas.  Um lugar imenso (dizem que dá 40 campos de futebol), superorganizado, com paisagismo lindíssimo.  Há vários pavilhões em que há exposições, todos com nome dos membros da família real.  A gente anda, anda, anda e continua se supreendendo.

Peguei uma excursão (Euros 33 que inclui ônibus, guia polilingue, ingresso para o parque) da Lindbergh. Um horror!  O ônibus ok, a guia também (uma senhora simpática, falando em inglês, espanhol e francês, sem embolar), mas a empresa em si é uma queca. Em primeiro lugar, quando se faz a reserva via internet, na confirmação vem uma série de pick-up spots.  Havia dois pertíssimo do hotel em que estou.  O dono do hotel em que estou (P. Marsh) me disse que achava melhor eu ir até a empresa (fica a uns 20 minutos de caminhada daqui, e dá para ir com o tram também); mas, como liguei ontem e me confirmaram o picl-up no Carlton, pertinho daqui, preferi arriscar.  E não deu outra: não teve pick-up nenhum, liguei para lá e a moça que me atendeu disse que estavam passando, enfim um lio total!  E eu soube por outros passageiros que isso aconteceu com eles também e estavam em outras regiões da cidade.  Uma bagunça!

As estradas próximas a Amsterdã são excelentes, então a viagem foi bem tranquila.  Só que a guia disse que o tal Giro d'Italia passaria por Keukenhof hoje, o que poderia complicar a chegada. Afe, essa gente não vai mais embora daqui? (Disseram-me que hoje é o último dia deles aqui na Holanda, vamos ver).

Chegamos ao parque e foi combinado encontro para ir embora às 13h, num ponto de encontro próximo à saída.  Eram 10h40 aprox.

O parque é um deslumbre!  Tem uma estrutura excelente: muitos banheiros, restaurantes, cafés, lojinhas de souvenirs, expositores diversos. Agora, as flores é que são alguma coisa!  Os números divulgados são: 700 milhões de bulbos-ano, sendo que 90% do produto mundial é fornecido por aqui.  A visitação vai de meados de março até meados de maio (neste ano até 16/5). Quando vêm as flores, elas são cortadas para que o bulbo tenha força, gere bulbos-bebês.  Tudo chega ao ponto certo em setembro, e as exportações começam em outubro.  A Natureza é um relógio!  Pelas fotos e filmes vocês poderão ter uma ideia do que é aquilo.  Mas só vendo de perto mesmo, sentido os cheiros, só estando lá.  Meu passeio era de 4,5 horas no total e foi o suficiente, já que o dia estava feio/frio. Se estivesse bonito, teria de ser o passeio de 7 horas mesmo.

Fiquei muito contente de poder ter conhecido o parque (por meu roteiro original, incluindo Noruega e Dinamarca, isso não seria possível, pois chegaria no dia do fechamento do parque). Algo para guardar na memória por toda a vida.

Algumas observações: o restaurante que escolhi para comer alguma coisinha no final do passeio, antes de pegar o ônibus de volta, foi terrível, tanto que acabei saindo sem comer, pois demoravam muito para atender (havia uns 6 ou 7 garçons, mas só 3 podiam pegar os pedidos,e lotadíssimo. Um caos!).  Preferi tomar um sorvete, que estava muito bom, para aguentar a viagem de volta (uma hora).

Na hora combinada, estávamos todos no ponto de encontro, menos o ônibus e a guia. Sei lá o que houve (os ônibus deixam as pessoas ali e vão pegar outros grupos).  Outro guia, que tinha lugar no ônibus, carregou umas 30 pessoas (eu dentre elas).  A notícia era de que o ônibus+guia chegariam dali a pouco, mas vai saber. Sei que saímos de lá 13h30 e nada dos dois aparecerem.  Ficaram umas 15 pessoas para trás.

O guia que nos trouxe também falava as 3 línguas, e era muito simpático.  Chegamos bem, por volta de 14h40. Aí peguei um tram e vim para perto do hotel, onde almocei.

Ah, sim, de manhã quando fui voando para o endereço da Lindbergh,várias pessoas chegavam à agência para fazer os passeios (vou fazer o de Delft e Haia com eles na 4a. Ai, haja paciência...) mas estava tudo lotado.  Parece-me que há algumas poucas agências grandes que dominam o mercado, por isso eles podem se dar ao luxo de ser tão ruins. E na 4a. não tem conversa, vou sair cedo e ir direto ao endereço deles com o tram.  Já me localizei bem com o transporte daqui, então não terei problema.

Quanto ao almoço, como queria provar outra cerveja, fui de novo ao Irish Pub.  Apesar de ter andado de montão, como havia tomado o sorvete (aqui é bem massudo), não estava com muita fome.  Vi um negócio que me pareceu interessante eggs with beans and bread.  Pensei: será que esse negócio dá certo?  Era um prato barato também, então vamos lá.

Tomei uma Bavaria (ontem tinha tomado uma Heineken no restaurante argentino) para acompanhar.  E lá veio o prato: dois ovos fritos (enormes! acho que eram de avestruz) no meio de duas fatias grossas de pão tostado, com feijões brancos em um molho ralo, mas bem saboroso, de tomate jogado por cima do sanduíche, e em volta dele, ou seja, montes de feijões. Uma visão não das mais agradáveis, mas não é que o negócio combina?  Para o tempo frio, para uma fome mediana, é uma ótima pedida. E bem saboroso mesmo, podem acreditar.

Bom, depois descansar, porque foi uma andança de quase 2,5 horas no parque (mesmo não parando não dá para ver tudinho, mas dá para ver uma grande parte) e outra para pegar o tram para chegar ao hotel (os pontos de tram e ônibus são bem distantes por aqui).  Amanhã vou andar de monte pelo que estou planejando ver. E tem muita coisa interessante que não conheço ainda.

3 comentários:

  1. que beleza, não, Miriam? Assim, e o dia nem estava tão lindo. Incrivel que quando vc mostra os passarinhos há quase um eco silencioso. Mas, deve ter sido pauleira!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Miriam! Que beleza de lugar! Vejo que está aproveitando bastante a viagem. Obrigado por compartilhar estes momentos gostosos com a gente. Bjs

    ResponderExcluir