E lá vamos nós...

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sexta-feira, 14 de maio de 2010

E se acabou!

De volta pra casa, felizmente, após uma viagem ótima.  Tenho só uns comentários finais:
  1. hoje, ao deixar o hotel (6h30) para ir para o aeroporto, fazia um solzinho. Frio, mas com sol. Menos mal. Amsterdã deve ter bombado com esse clima;
  2. o check-in no Schiphol, que deve dar uns 10 Cumbicas e igualmente ter 10 vezes mais voos e passageiros, é rapiDez! As dezenas de máquinas da KLM pelo saguão permitem o check-in pelo passageiro, facinho, facinho, só sobrando despachar bagagem para quem tiver que fazê-lo. Para quem tem só bagagem de mão, acaba ali.  Elimina filas, elimina espera dos passageiros, diminui o desgaste dos atendentes. Simples, né? Por que não fazem isso em Cumbica? Afinal, aqui seria ainda mais importante justamente pela defasagem do tamanho em relação ao que o aeroporto opera.  A infra ficou lá atrás, e soluções simples como essa ajudariam muito;
  3. outro problema de Cumbica: as esteiras. Como é possível querer desembarcar voos como os que temos hoje em dia, de e para todos os cantos do mundo, com centenas de pessoas desembarcando ao mesmo tempo e vários voos chegando ao mesmo tempo, com as esteirinhas que temos por aqui? E a demora na colocação da bagagem na esteira? Disseram-me que é porque elas não aguentariam tudo colocado de uma vez...pode? E hoje demorei mais tempo para passar na imigração, sendo brasileira, do que na Alemanha e na Holanda, sendo estrangeira. É brinca? E mais, os pobres estrangeiros com conexão obrigatoriamente têm de fazer alfândega em SP e não no destino final. Não dá para dar uma facilitada?
  4. o taxista que me pegou hoje no hotel foi o mesmo da minha chegada.  Mas hoje não teve perhaps;
  5. única coisa que acho que os holandeses ainda não pegaram bem: fila única. No banheiro, na fila da imigração, em lojas, etc., isso não foi instaurado ainda;
  6. muitos indianos no voo para SP. Havia igualmente outras nacionalidades, mas poucos holandeses mesmo e só uns 50% brasileiros. Felizmente o voo não lotou, então as aeromoças acabaram acomodando melhor os passageiros. Eu mesma ganhei um lugar melhor, sem vizinho.  E a KLM é nota mil mesmo! E não foi sorte, não, afinal em 2008 voei também 4 vezes com eles entre três países diferentes. Os aviões agora estão mais modernos (mesmo os menores, como para o voo Amsterdã/Hamburgo. São da Embraer), e sempre os achei mais confortáveis do que companhias como a TAM; a comida sempre é razoável; agora o serviço de bordo é bom demais! As/os comissãrias/os de bordo são simpáticos as 12h de voo, servem a todo momento água, um sorvete, um petisco, além das refeições. Não se precisa pedir. Estão sempre atentos para ajudar os passageiros em suas necessidades.  Mesmo no balcão são ótimos (Amsterdã, Hamburgo, Bruxelas, menos aqui, como mencionei nos posts iniciais. Não dá para fazer milagre com a mão-de-obra prestadora de serviços que temos, oras!).  Único senão: aquela cor azul do uniforme deles! Valha-me! É sempre um susto;
  7. e para terminar: nos posts iniciais contei que esquecera uma sacola na esteira de raio-x de Hamburgo. Pois bem, hoje alguém esqueceu bolsa e travesseiro. Anunciaram pelo alto-falante, tá?  E três passageiros fizeram check-in, depositaram bagagem e não embarcaram. Isso atrasou o voo em uns 15 minutos, pois precisaram retirar as bagagens dos distraídos.

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